Entre os dias 11 e 15 de março a equipe Espinhaço da UFVJM participou da 26º competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, o evento que ocorreu em São José dos Campos – SP, reuniu 78 equipes de todo o país, somando cerca de 1500 participantes. Organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE BRASIL), a proposta da competição é lançar um desafio aos alunos de projetar e construir um veículo off-road, afim de colaborar para formação dos estudantes e contribuir na preparação para o mercado de trabalho.
Representando a UFVJM com o novo protótipo BE-09, o design da carenagem do veículo foi feito a partir de uma pintura da artista local Luana Simões. Marcos Vinícius, estudante do 8º período do curso de Engenharia Mecânica e Capitão da equipe, relata: “O objetivo era homenagear a nossa cidade Diamantina pelos seus 307 anos, além de enaltecer a sua beleza”. Marcos ainda explica que o intuito foi demostrar o empoderamento feminino que vem crescendo dentro da equipe, o qual ele acredita ser reflexo do maior número de mulheres que ingressam no curso, antes pouco composto por mulheres.
Dentre as provas realizadas durante a competição, a equipe Espinhaço alcançou destaque com o segundo lugar na prova de tração, prova essa que testa a capacidade de reboque dos veículos. Além disso, ainda apresentou um bom resultado na apresentação de projeto, com o 17º lugar na Eletrônica.
A equipe de competição tem como filosofia alinhar os conteúdos abordados em sala de aula com o aprendizado prático, desenvolvendo o trabalho em equipe, além de englobar diversas áreas de gestão de conhecimento, administrativas e técnicas. O time é dividido em subsistemas, sendo eles: Suspensão e Direção, Freio, Cálculo Estrutural, Eletrônica, Powertrain, Design e Ergonomia, Marketing, Financeiro e Gestão de Pessoas. São meses de muito trabalho e dedicação para representar da melhor forma a nossa instituição entre as melhores do país, afirma o Capitão, que para ele o maior desafio enfrentado pela equipe é o financeiro, onde se tem que disputar com equipes de orçamento muito maior.
O projeto extracurricular é coordenado pelo professor Victor Augusto Nascimento Magalhães, e composto por cerca de 20 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o projeto ainda conta com o apoio de Docentes e Técnicos do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia). Na equipe, além de construir o veículo, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento, tanto na parte técnica quanto na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica do protótipo.
Agora o objetivo do time é prosseguir com o projeto para o próximo regional, buscando analisar as falhas, se empenhar na arrecadação de recursos financeiros e traçar estratégias com o foco de crescer na competição e poder trazer mais conquistas.