O projeto visa superar a falta de informações sobre os cursos de graduação em exatas, especialmente nas áreas de física, matemática, química, entre outras que muitas vezes afasta potenciais interessados. O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia do público em geral, promovendo um ambiente inclusivo e acessível. A proposta se baseia no lema de Esopo: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.
O “Promovendo a Ciência e Tecnologia” tem como coordenador o Tiago Mendes. Professor Adjunto III na área de Sistemas Térmicos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Obteve a graduação (2009), mestrado (2012) e doutorado (2018) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). “A minha motivação para criar o projeto, surge da convicção de que o acesso e a divulgação eficaz do conhecimento científico e tecnológico são fundamentais para impulsionar o progresso e a inovação em nossa sociedade.” — disse o professor.
Em suma, o projeto conta também com sua vice coordenação, o Dr. Prof. José Ricardo Ferreira, trazendo sua experiência e dedicação para agregar ainda mais valor a essa iniciativa inovadora. Vale enfatizar as parcerias do projeto, que conta com o apoio da Comissão Permanente de Seleção (COPESE), do Programa de Educação Tutorial (PET ESTRATÉGIAS) e da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru.
Proposta
Pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos podem contextualizar suas atuações para os alunos de graduação e ensino médio, promovendo um ciclo de aprendizado e crescimento. A educação está imersa na era digital, e é fundamental transformar o uso de tecnologias em ferramentas educacionais. O projeto também se alinha com planos de desenvolvimento integrado que visam inovação digital na educação e ampliação do acesso ao ensino técnico e profissionalizante. Enriquecendo o novo currículo do ensino médio no Brasil, fornecendo aos estudantes experiências práticas, incentivando o pensamento crítico. Além de preparar os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante.
Isso pode ajudar a formar uma geração de jovens mais capacitados e interessados em ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do país.