Três patentes simultâneas são depositadas pela UFVJM junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no início deste mês de julho.
Os pedidos de invenção abrangem a incorporação de uma nova tecnologia em braquetes ortodônticos, que leva a uma conjectura de ganhos significativos no tempo de tratamento ortodôntico fixo. Os requerimentos foram feitos pelo professor Moisés de Matos Torres do curso de Engenharia Mecânica (ICT – UFVJM) e equipe, em decorrência de sua pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFVJM.
O trabalho interdisciplinar conta com a orientação da professora Cíntia Pimenta de Araújo coordenadora do Centro de Avaliação e Desenvolvimento de biomateriais (BioMat – Odontologia – UFVJM), coorientação do professor Libardo Andrés González Torres coordenador do Grupo de Biomecânica e Bioengenharia (GBio2 – ICT – UFVJM), além dos colaboradores Adriana da Silva Torres (Odontologia UFVJM), Agnes Batista Meireles (Odontologia UFVJM) e João Vinícios Wirbitzki da Silveira (Engenharia Química- ICT – UFVJM).