Ações coletivas

Dignidade Menstrual no ICT

publicado: 15/10/2024 14h25,
última modificação: 15/10/2024 17h00

A pobreza menstrual é uma realidade que impacta diretamente a vida de muitas pessoas, levando, entre outras consequências, à evasão escolar e ao absenteísmo no trabalho. A falta de acesso a itens básicos de higiene, como absorventes e coletores menstruais, além de sabonetes, papel higiênico e infraestrutura adequada, como banheiros limpos e seguros, agrava ainda mais esse problema. Outro desafio é a desinformação, alimentada por tabus e preconceitos que cercam o tema.

Estima-se que mais de 5,5 milhões de mulheres trabalhadoras no Brasil já faltaram ao emprego por não terem acesso a esses produtos, e uma em cada cinco meninas e mulheres, entre 14 e 24 anos, já se ausentou da escola pela mesma razão.

Pensando nisso, o projeto de extensão “Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharias” lança a campanha “Dignidade Menstrual no ICT“, com o apoio de toda a comunidade acadêmica. Como parte de nossa responsabilidade social, queremos criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para quem menstrua.

Caixinhas de doações foram instaladas em diversos pontos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT): nos banheiros femininos do prédio principal (banheiros do lado direito no 1º e 3º andares e os dois banheiros do 2º andar), no prédio onde estão as salas dos grupos discentes do ICT, Blocos I, II e III (que atendem aos laboratórios de Engenharias de Alimentos, Comuns das Engenharias e Engenharia Química), além dos prédios de Biocombustíveis. A iniciativa segue o princípio: “Use quando precisar, doe quando puder“. Nosso objetivo é fomentar uma rede de solidariedade em que todas e todos possam contribuir e se beneficiar, promovendo o apoio mútuo entre alunas e outros membros da comunidade do ICT.

Se você deseja contribuir com a doação de absorventes, basta deixá-los na sala 307 do Prédio do ICT ou na secretaria da Direção. Juntos, podemos fazer a diferença!