
O Grupo de Eletroquímica e Nanotecnologia Aplicada (GENAp) atua no desenvolvimento, caracterização e aplicação de sensores e biossensores eletroquímicos.
Dentre as principais atividades realizadas pelo grupo, está o desenvolvimento e a utilização de novos materiais poliméricos aplicados à construção de eletrodos modificados com aplicação às tecnologias para o diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas e o monitoramento de poluentes ambientais, como metais pesados e pesticidas.
Neste contexto, os estudos buscam, principalmente, o desenvolvimento de materiais poliméricos, eletrodepositados sobre superfícies condutoras, utilizando monômeros funcionalizados; a caracterização de tais materiais usando técnicas eletroquímicas, espectroscópicas e morfológicas; assim como o desenvolvimento e a caracterização de dispositivos eletroquímicos miniaturizados de baixo custo e com produção em massa.
O coordenador do grupo, prof. Lucas Franco Ferreira, é vinculado ao curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, e no ensino de Pós-Graduação, faz parte do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFVJM, e do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG), vinculado à rede Mineira de Química (RQ-MG). Desta forma, atua como orientador de Mestrado e Doutorado na Pós-Graduação Stricto Sensu, bem como de Iniciação Científica, Estágio e TCC para a graduação.
As principais linhas de pesquisa do grupo são:
Linhas de pesquisa:
- Eletrossíntese e caracterização de materiais poliméricos: Eletropolimerizar monômeros funcionalizados sobre a superfície de substratos diversos, visando o desenvolvimento de eletrodos modificados para aplicações em sensores e/ou biossensores, bem como caracterizar tais materiais utilizando técnicas eletroquímicas, espectroscópicas e morfológicas.
- Desenvolvimento de biossensores eletroquímicos aplicados ao diagnóstico de doenças: Desenvolver biossensores eletroquímicos à base de eletrodos modificados com filmes poliméricos com aplicação no diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas.
- Desenvolvimento de sensores/biossensores eletroquímicos para monitoramento de poluentes ambientais: Desenvolver biossensores ou sensores eletroquímicos à base de eletrodos modificados com filmes poliméricos com aplicação na determinação e quantificação de analíticos de interesse ambiental como, por exemplo, metais pesados e pesticidas.
- Desenvolvimento de eletrodos descartáveis de baixo custo para análises eletroquímicas: Produzir e caracterizar eletrodos impressos, utilizando tintas condutoras aplicadas sobre superfícies flexíveis ou rígidas, para geração de sistemas miniaturizados para aplicação em sensores e/ou biossensores eletroquímicos.
Informações/Contato:
Prof. Lucas Franco Ferreiralucas.franco@ict.ufvjm.edu.br
Em construção! Laboratório 15 do Bloco 3 do ICT. Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.